Turma:
2º ano
Período:
semana da Páscoa - março/2013
Problemática:
Como
trabalhar a alfabetização e letramento dentro do tema Páscoa de
forma lúdica?
Justificativa:
Este
projeto tem por finalidade trabalhar a alfabetização e letramento
dentro do tema Páscoa, utilizando o lúdico, já que, através de
atividades lúdicas o educando entra em contato com conteúdos e
desenvolve habilidades de forma dinâmica, desenvolvendo melhor o
processo ensino-aprendizagem. Além disso, deseja-se resgatar as
manifestações culturais e crenças presentes em nosso meio acerca
da Páscoa.
Objetivo
geral:
Trabalhar
a alfabetização e letramento dentro do tema Páscoa de forma
lúdica.
Objetivos
específicos:
-Entender
o significado da Páscoa;
-Conhecer
os símbolos da Páscoa;
-Desenvolver
a criatividade;
-Socializar;
-Estimular
a atenção e o raciocínio;
-Desenvolver
a coordenação motora ampla e fina.
-Desenvolver
a expressão e percepção corporal.
Conteúdos:
-Música;
-Desenho;
-Expressão
corporal;
-Desafios;
-Quadrinha;
-Português;
-Matemática;
-Artes;
-História.
Metodologia:
-Cópia
da música
DE
OLHOS VERMELHOS
ORELHAS
COMPRIDAS
DE
PELO BRANQUINHO
EU
SOU COELHINHO
SOU
MUITO ASSUSTADO
PORÉM
SOU GULOSO
POR
UMA CENOURA
EU
FICO DENGOSO
EU
PULO PRA FRENTE
EU
PULO PRA TRÁS
DOU
MIL CAMBALHOTAS
SOU
FORTE DEMAIS
COMI
UMA CENOURA
COM
CASCA E TUDO
TÃO
GRANDE ERA ELA
FIQUEI
BARRIGUDO.
-Cantar
fazendo gestos.
-Comentar
sobre palavras desconhecidas.
-Ilustrar
a música.
-Fazer
o jogo soletrando de algumas palavras do canto.
-Confeccionar
um mural com palavras inicial C e P.
-Fazer
uma lista no quadro de nomes de colegas que começam com essas
letras.
-Desenhar
o ovo de Páscoa e recortar EVA para colar.
-Desenho
de Páscoa (impresso) para pintar.
-Trabalhar
oralmente: CENOURA – NÚMEROS – LETRAS
-Desenhar
no caderno: conjunto de cenouras – recorte de letras da palavra e
de números para cada conjunto.
-Brincadeira:
Toca do coelho.
-Procura
da cestinha de Páscoa.
Avaliação:
-Dança
e canta acompanhando o ritmo da música.
-Interage
com os colegas e a professora durante a música e a brincadeira.
-Participa
das discussões e conversas.
-Relaciona
número-quantidade.
-Reconhece
os números.
-Pinta
e recorta com destreza.
-Conhece
as letras P e C, relacionando às palavras que iniciam com essas
letras.
-Sabe
soletrar.
-Conhece
os símbolos da Páscoa e seus significados.
Recursos:
-Quadro;
-Folhas
A4;
-Lápis
de cor;
-Cartolina;
-Aparelho
de som;
-Tesouras;
-Revistas
ou jornais;
-Cesta
de Páscoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário