terça-feira, 26 de março de 2013

PROJETO PÁSCOA

Turma: 2º ano
Período: semana da Páscoa - março/2013

Problemática:
Como trabalhar a alfabetização e letramento dentro do tema Páscoa de forma lúdica?

Justificativa:
Este projeto tem por finalidade trabalhar a alfabetização e letramento dentro do tema Páscoa, utilizando o lúdico, já que, através de atividades lúdicas o educando entra em contato com conteúdos e desenvolve habilidades de forma dinâmica, desenvolvendo melhor o processo ensino-aprendizagem. Além disso, deseja-se resgatar as manifestações culturais e crenças presentes em nosso meio acerca da Páscoa.

Objetivo geral:
Trabalhar a alfabetização e letramento dentro do tema Páscoa de forma lúdica.

Objetivos específicos:
-Entender o significado da Páscoa;
-Conhecer os símbolos da Páscoa;
-Desenvolver a criatividade;
-Socializar;
-Estimular a atenção e o raciocínio;
-Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.
-Desenvolver a expressão e percepção corporal.

Conteúdos:
-Música;
-Desenho;
-Expressão corporal;
-Desafios;
-Quadrinha;
-Português;
-Matemática;
-Artes;
-História.

Metodologia:

-Cópia da música

DE OLHOS VERMELHOS
ORELHAS COMPRIDAS
DE PELO BRANQUINHO
EU SOU COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO
PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA
EU FICO DENGOSO
EU PULO PRA FRENTE
EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS
SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA
COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ERA ELA
FIQUEI BARRIGUDO.

-Cantar fazendo gestos.
-Comentar sobre palavras desconhecidas.
-Ilustrar a música.
-Fazer o jogo soletrando de algumas palavras do canto.
-Confeccionar um mural com palavras inicial C e P.



-Fazer uma lista no quadro de nomes de colegas que começam com essas letras.
-Desenhar o ovo de Páscoa e recortar EVA para colar.
-Desenho de Páscoa (impresso) para pintar.
-Trabalhar oralmente: CENOURA – NÚMEROS – LETRAS
-Desenhar no caderno: conjunto de cenouras – recorte de letras da palavra e de números para cada conjunto.
-Brincadeira: Toca do coelho.
-Procura da cestinha de Páscoa.

Avaliação:

-Dança e canta acompanhando o ritmo da música.
-Interage com os colegas e a professora durante a música e a brincadeira.
-Participa das discussões e conversas.
-Relaciona número-quantidade.
-Reconhece os números.
-Pinta e recorta com destreza.
-Conhece as letras P e C, relacionando às palavras que iniciam com essas letras.
-Sabe soletrar.
-Conhece os símbolos da Páscoa e seus significados.

Recursos:

-Quadro;
-Folhas A4;
-Lápis de cor;
-Cartolina;
-Aparelho de som;
-Tesouras;
-Revistas ou jornais;
-Cesta de Páscoa.

Nenhum comentário: