Plano de
Aula I
Desenvolvimento:
1º Momento: Receber os alunos.sentá-los em circulo no tapete. Distribuir os crachás, fazendo a chamada para reconhecimento. Questionar o local onde moram (perto ou longe da escola, com quem vivem, numero de irmãos, quem traz, quem busca, se já freqüentaram escola... Introduzir a canção como vai amiguinho, cumprimentando individualmente os colegas.
2º Momento: Conhecer ambientes da escola. Estabelecer horários: hora do lanche juntamente com as merendeiras; hora das atividades dirigidas, hora das brincadeiras e dos jogos, hora de escrever, de ouvir histórias, etc.
3º Momento: Distribuirei peças geométricas de madeira e solicitarei para que montem figuras como: casa, boneco... Em seguida questionarei as diversas cores dos grupos, para identificar os alunos com dificuldades de cores.
4º Momento: Brincadeiras livres no pátio da escola, onde observarei tipos de brincadeiras, colegas que se envolvem nas brincadeiras e os que não brincam.
5º Momento: Avaliação do dia de aula pelos alunos, expondo o que mais gostaram na escola, o que não gostaram.
Plano de Aula II
Desenvolvimento:
1º Momento: Recepcionar os alunos com um abraço, desejando um ótimo dia juntos. Colocar os crachás em cada aluno questionando número de alunos presentes, quantos meninos, quantas meninas. Cantar a canção Como vai amiguinho...
2º Momento: Questionar como está o tempo, dia, dia da semana, mês, ano, que dia foi ontem, hoje, amanhã...
3º Momento: Irão escolher um livro de história infantil para ver, em seguida questionarei a todos se já conheciam os livros, então contaria a história da Chapeuzinho Vermelho. Logo após farei perguntas sobre o que ouviram.
4º Momento: Alunos irão pintar gravuras da história da Chapeuzinho Vermelho, recortarão os quadrinhos e colarão a história em seqüência.
5º Momento: Farei a brincadeira de expressão corporal: Vamos Passear no bosque e em seguida brincar no parque.
Plano de Aula III
Desenvolvimento:
1º Momento: A professora deverá receber os alunos na sala e sentá-los em círculos no tapete.
2º Momento: A professora irá passando uma caixinha de presentes entre os alunos
3º Momento: Para nosso bem estar, construiremos juntos nossas regras de boa convivência. A Professora levará um cartaz e nesse será anexado as regras estabelecidas no grupo. Serão questionadas sobre o que devemos fazer para ter um ambiente agradável e trabalho e também levantadas hipóteses sobre o que não devemos fazer para não tornar desagradável nosso ambiente de convivência diária e questionar se poderão cumprir as regras construídas. Após a confecção do cartaz este ficará na sala exposto e aquelas serão as regras para realização e andamento de um bom trabalho de forma harmoniosa.
4º Momento: Para iniciar a socialização, a professora irá pedir sugestões de canções (brincadeiras) que possam ser usadas os nomes dos alunos, como por exemplo: A canoa virou, Teresinha de Jesus. Questionar sobre nomes iguais como iremos identificá-los.
5º Momento: Os alunos irão trabalhar com jogos de quebra cabeça, blocos lógicos, dominó, peças de formas geométricas onde explorarei as cores.
Plano de Aula IV
Desenvolvimento:
1º Momento: A professora irá recepcionar os alunos, Em seguida cantaremos canção de recepção Como vai amiguinho, logo após chamada através do crachá, contaremos quantos meninos e quantas meninas, verificar se faltou algum colega.
2º Momento: O que é , o que é... Material a sacola surpresa com diversos objetos de várias cores. O aluno coloca a mão na sacola e través do tato identifica o que tateou, retira visualiza se estava correto e fala a cor.
3º Momento: Em seguida passear pelo pátio da escola e
observar tudo: sol, árvores, céu, da escola... Verificar a cor das coisas. Ao
retornar debater sobre o cuidado com a natureza, com a escola, com o espaço
onde vivemos lixo, limpeza, etc. Em seguida iremos criar um livro de história
onde os alunos irão representar através de desenho, pintura e colagem a
história do coração vermelho contada, observando a seqüência. Contar a história
construída.
TENHO UM CORAÇÃO VERMELHO CHEIO DE AMOR!
UM DIA FELIZ UM SOL AMARELO!
ÁRVORES VERDES NOS DÃO SOMBRA, FLORES E FRUTOS!
AS NUVENS BRANCAS NOS TRAZEM A PAZ!
A NOITE A LUA E ESTRELAS ENFEITAM O CÉU!
E EU FAÇO PARTE DESTE MARAVILHOSO PLANETA TERRA!
4º Momento: Brincadeiras livres no pátio.
No pátio farei a Passa passará.
COMO BRINCAR: Em segredo, duas crianças definem um tema –cores, por exemplo.
Depois, escolhem qual cor cada uma irá representar. Uma pode ser vermelha e a outra azul. Elas dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás do outro, cantando: “Passa, passará o de traz ficará / A porteira está aberta para quem quiser passar / Passa um / Passa dois / E o terceiro vai ficar!”. Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. Sem que os outros escutem, o que foi preso responde à pergunta: “vermelho ou azul?” Depois, ele sai da fila e vai para trás do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeira quem tiver mais participantes atrás de si. Ainda no pátio farei atividades de lateralidade, direita esquerda.
Plano de Aula V
Desenvolvimento:
1º Momento: Na rodinha a dinâmica da Caixa do tesouro, onde a professora apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, um verdadeiro tesouro. Propõe uma regra: que ao olharem dentro da caixa devem manter segredo e não falar um com o outro. Dentro da caixa terá um espelho, no momento que a criança olhar, verá refletida sua própria imagem. Observarei as reações de cada um, provocando o interesse: Qual será o tesouro? Após todos olharem, abrir com uma conversa informal: O que havia na caixa? Descobriram o tesouro? Por isso não poderiam contar, pois ninguém é igual a ninguém.
2º Momento: Após a Dinâmica da Caixa do Tesouro, provocar os alunos a observar seu próprio corpo e façam comparações: Quem é mais alto, mais baixo, cor dos cabelos, cor da pele, cor dos olhos, menina ou menino. Propor formação de grupo: Meninos de um lado, meninas de outro. Irão pular os de olhos azuis, bater palmas os de olhos castanhos. Assobiar os meninos e as meninas gritar. Criar diversas situações comparando, diferenças e semelhanças existentes em cada um. Dar um desenho da silhueta de um corpo onde deverão colorir e preenche-lo observando suas características.
3º Momento: Cantar realizando gestos a Canção Cabeça, ombro, joelho, pé.
4º Momento: No pátio brincadeiras livres, bola e corda.
Observarei sua concentração, suas dificuldades.
5º Momento: Propor às crianças que façam
uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para
auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como:
Quem escolheu meu nome? Por que me chamo assim? O que significa meu nome ?
Plano de Aula VI
Desenvolvimento:
1º Momento: A professora recepcionará os alunos, Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la. Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos.
1º Momento: A professora recepcionará os alunos, Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la. Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos.
Tarefa: Preencher com os responsáveis a ficha a seguir:
Quem sou eu?
Meu nome é:
________________________________________
Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___.
Meu endereço é: ______________________________________________
_________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe
é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Eu tenho ____________ irmãos e irmãs.
Minha altura:__________. Meu peso:
____________.
Cor dos olhos: _________________. Cor dos cabelos:________________.
Plano de Aula VII
Desenvolvimento:
1º Momento: Dança das cadeiras com o crachá em cima da cadeira, quando parar a música a criança deverá procurar o seu nome para sentar ao encontrar colocar no cartaz da chamada. Observar o calendário e o tempo, dia, semana, mês, ano e estações com auxílio da professora.
2º Momento: Conversar
sobre a ficha preenchida em casa. A seguir, em uma
folha resolver as atividades:
Desenhe um bolo e coloque a quantidades de velas conforme sua
idade:
Desenhe seu rosto e pinte as figuras com a cor correta:
Meus olhos: Meus cabelos:
Escreva o seu nome da forma
em que você sabe:
_____________________________________________________________
Agora copie do quadro seu
nome:
____________________________________________________________
Quantas letras tem o seu nome? Conte e cole uma bolinha de papel crepom da sua cor preferida para cada letra :
3º Momento: Brincadeiras livres na sala.
Plano de
Aula VIII
Desenvolvimento:
1º Momento: Canção se eu fosse um peixinho... Em seguida irá questionar as mudanças de tempo: Como está hoje, ontem.
1º Momento: Canção se eu fosse um peixinho... Em seguida irá questionar as mudanças de tempo: Como está hoje, ontem.
2º Momento:
Perguntar se conhecem o alfabeto
Se já sabem as letras do alfabeto.
Identificar em diferentes palavras a letra
inicial do seu nome.
Explorar com a classe a letra inicial do nome
Listar outras palavras que também iniciem com
aquela letra.
Comparar com os nomes dos colegas, observar se
a letra do colega está presente em seu nome.
Propor que pesquisem em
jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu
nome.
Recortar e colar as palavras em folhas de
ofício onde na parte superior estará escrito seu nome.
Ler com a turma algumas das palavras
encontradas.
Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com
a letra que inicia o seu nome.
3º Momento: Expor na sala os trabalhos
4º Momento: Brincar no parque.
Plano de Aula IX
Desenvolvimento:
1º Momento: Pegar
seu próprio crachá, para isso terá que reconhecer seu nome.
2º Momento: Bingo do nome
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a
escrita de seu nome através do jogo.
Cada criança receberá uma cartela com a
escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras,
dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada
deverá ser marcada na cartela, caso haja no seu nome. Assim que a cartela for
preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Repetir a brincadeira várias vezes.
Logo que terminarem o jogo, as
crianças receberam as letras do seu nome em pedaços de papel separados e foram
de ordem.
As crianças deverão
ordenar as fichas,
compondo o seu nome,
e colocá-las em uma folha de ofício.
Depois copia-lo abaixo.
A professora pede que contem quantas letras há
na escrita do seu nome e propõe que colem a
quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
3º Momento: Brincar de amarelinha e corda no pátio.
Plano de
Aula X
1º Momento: Pedir que cada um pegue seu crachá. Pedir
para que cada um conte como foi o dia anterior. Identificar no calendário o
dia, mês, ano, condições do tempo. Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada
aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia. É deixar que as crianças se expressem livremente contando
casos vividos em casa, em passeios, com a família
etc.
2º Momento: oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor que façam uma montagem de recorte e
colagem de tudo que encontrarem que
parece com o seu dia-a-dia,
com a sua vida, a sua realidade.
Pedir que escrevam seu nome na folha copiando de seu
crachá. Também copiem do quadro: Meu dia-a-dia.
3º Momento: Bingo do nome.
Plano de
Aula XI
1º Momento: Explorar as
preferências de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida
preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV
preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta esporte preferido, cor preferida etc.
2º Momento: Montar gráficos em papel pardo da
quantidade de alunos para cada tipo de preferência. Será distribuído um pedaço
de papel colorido para representar cada aluno e diferenciando seu gosto pela
cor. Pedir que primeiro escreva seu nome no papel e depois colem na sua
preferência, na tentativa também de identificar a palavra. A palavra escrita no
papel pardo será escrita com auxilio deles. Contar quantos alunos preferem cada
coisa, qual mais, qual menos, já auxiliando na noção de números e quantidades.
3º Momento: Desenhar seu brinquedo favorito em folha
branca. Escrever o nome, brinquedo preferido e com auxilio do professor
escrever o nome desse brinquedo.
4º Momento: Fazer uma votação do que querem brincar e
o mais votado realizar.
Plano de
aula XII
1º Momento: Realizar a brincadeira: Quem é? Aonde o
professor vai dando dicas de características físicas, de personalidades, caráter, hábitos, pertences de um aluno e todos terão
que descobrir quem é.
2º Momento: Voltando as preferências do dia anterior,
fazer um gráfico das cores preferidas do mesmo modo que foi feito com o
brinquedo.
3º Momento: Pedir que escrevam o nome numa folha
branca, minha cor preferida e recortem e colem gravuras que tem a cor que mais
gosta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário