Justificativa:
- E
importante que a criança se alfabetize letrando de forma contextualizada,
interdisciplinar e transversal desde que nesse processo seja respeitada sua
faixa etária. Nesse sentido, trabalhar com a letra C a partir das palavras CASA e redimensiona-la como tema, vai
ao encontro do nosso propósito.
Objetivos:
Propiciar
situações aos alunos para que eles possam:
-Introduzir,
trabalhar e consolidar a letra C (grafema/ fonema/ escrita);
-Identificar
os diferentes tipos de moradia e as relações com a cultura, o clima, as
condições socioeconômicas, localização etc;
-Reconhecer
as dependências da casa, móveis e utensílios domésticos;
-Desenvolver
a consciência ética em relação dos valores, a cidadania, as regras de
convivência dentro e fora da casa, a cooperatividade etc;
-
Analisar sobre as diferenças sócias;
-
Ampliar o conceito sobre família.
Desenvolvimento:
Atividades
envolvendo:
-
Coordenação motora, grossa e fina;
-
Conceitos básicos: diferente/igual, antigo/novo;
-
Percepção auditiva e visual;
-
Leitura de imagens com interpretação coletiva;
-
Noção de qualidade e escrita dos numerais 1, 2, 3,4;
-
Entonação, ritmo e dramatização a partir de musicas;
-
Roda da conversa (interdisciplinaridade e transversalidade): zona rural e
urbana/ profissões/ localização/ dependências/ família/ higiene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário